Resenha - No Coração do Mar

No Coração do Mar

Autor: Nataniel Philbrick
Editora: Companhia das Letras
Classificação: Literatura estrangeira - história
Número de páginas: 372

    O livro narra a história do naufrágio que inspirou “Moby Dick” de Herman Melville. Em 1820 o baleeiro Essex foi atacado por uma cachalote enfurecida que afundou o navio. Reunindo o máximo de provisões os tripulantes navegaram, divididos em três botes, pelo oceano Pacífico. Tendo que conviver com as intempéries da natureza, a fome e a sede, e ainda as pressões psicológicas e mortes dos companheiros. Levando-os ao limite da capacidade de sobrevivência.

Apesar de ser um documentário, Nathaniel Philbrick deixa sua narrativa leve e mostra um excelente trabalho de pesquisa, buscando os pormenores do que realmente aconteceu na época, tanto com os marujos que sobreviveram, quanto ao povoado de Nantucket, ilha de onde o Essex partiu e que era dominada pelos Quakers, uma religião ortodoxa.

  Adorei o livro, mas devo alertar que não serve para quem tem estômago fraco. Nem mesmo a ótima narrativa nos livra das cenas detalhadas de sofrimento e até canibalismo. O que me prendeu no livro foi o interesse em conhecer os fatos e, como eu disse antes, a detalhada pesquisa pormenorizando os fatos, nos leva a pensar em como o ser humano pode pensar e agir de formas diversas em uma só situação. Em como somos vulneráveis e fortes. Estúpidos ou comedidos. Para quem gosta de um pouco de história e não se intimida com cenas fortes é uma excelente leitura.

Ana

1 comentários:

Pau Kuri disse...

E maravilhoso elenco de atores é excelente. Em suma, "In the heart of the sea" é um espetáculo visual muito interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Além disso, o filme também adiciona duas reflexões interessantes: em primeiro lugar, com Melville como eixo sobre o ato de escrever, sobre o medo de nossa própria incapacidade ea luta interna entre revelando e inventar, entre a transmissão da verdade e da captura da essência; ea segunda, sobre os interesses comerciais eternas e a tirania do dinheiro.

Postar um comentário