Resenha - Eu Sou o Número Quatro


     
Eu Sou o Número Quatro

Autor: Pittacus Loren
Editora: Intrinseca
Classificação: Literatura estrangeira - ficção científica juvenil
Número de páginas: 352

     Os habitantes de Lorien foram atacados e, mesmo com todo seu poder, pereceram nas mãos dos bárbaros mogadorianos, que estavam em maior número e se mostraram ótimos estrategistas. Eles invadiram Lorien com armas e animais como bestas gigantescas que os ajudaram a massacrar os lorianos e a dizimar o planeta.
Certos cidadãos de Lorien – a Garde – desenvolveram poderes a fim de proteger o planeta. Esses poderes são seus legados. Dentre esses cidadãos, nove crianças lorianas foram mandadas à Terra juntamente com seus guardiões – os Cepans – para que um dia retornassem a Loriem para recuperar e revitalizar o que foi, um dia, um belo planeta.
Os mogadorianos descobriram o paradeiro desses exilados, agora jovens, e vieram à Terra para mata-los. Sendo protegidos por um feitiço, cada um dos nove lorienos só poderia ser morto em sua ordem numérica. Três morreram. Agora o número quatro luta por sua sobrevivência mudando-se constantemente para despistar qualquer ameaça mogadoriana. O número quatro ao mudar de cidade muda junto sua identidade e precisa manter-se discreto. Agora ele é John Smith e mora na pequena e pacata cidade de Paradise – Ohio com seu guardião, Henri. Começa a frequentar uma nova escola onde conhece Sam, um nerd aficionado por alienígenas, Mark, um valentão que adora provocar uma briga e Sarah, pela qual John se interessa imediatamente. John não pode chamar muita atenção, mas isso fica impossível quando Mark arma uma cilada para uma briga e quando seus legados começam a parecer. Uma série de acontecimentos chama a atenção dos mogadorianos e de mais um loriano, o número seis. Juntos, precisam enfrentar os mensageiros, os soldados e as bestas mogadorianas.

   A narrativa é dinâmica e fez com que eu devorasse o livro em pouco tempo. A história é interessante e cheia de ação. Há clima de romance, rivalidade e mistérios envolvendo os legados do número quatro, seu passado em Lorien e seu objetivo na Terra. Com criatividade Pittacus Lore (na verdade, pseudônimo de James Frey e Jobie Hughes), nos leva a uma aventura envolvente. Apesar de não ser uma história das mais originais, já que um alienígena com poderes que salva os habitantes da terra é um pouco clichê, Pittacus Lore consegue nos prender ao livro. Fiquei um pouco confusa quando as lutas começam e muitas coisas que poderiam ter sido explicadas no decorrer da história, simplesmente são “jogadas” ao leitor em meio à confusão do confronto deixando a leitura mais lenta justamente onde a narrativa deveria ser mais rápida. Mas não desmerece em nada a história. Achei interessante também por eu já ter escrito uma história com vários elementos utilizados nesse livro. Quando mostrei meu original para minha cunhada, ela me recomendou que lesse “Eu Sou o Número quatro”, e agora entendo o motivo. Estou curiosa para ler “O poder dos Seis”. 

Ana

0 comentários:

Postar um comentário