Resenha - Garota Exemplar


Garota Exemplar

Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrinseca
Classificação: Literatura estrangeira - Romance
Número de páginas: 448

A jornalista Gillian Flynn nos apresenta um intrigante thriller sobre um casal onde a esposa está desaparecida e o marido é o principal suspeito. O que seria um clichê, não fosse a quantidade de nuances na história.
O livro conta a história de Nick Dunne e sua esposa Amy, um casal aparentemente comum, que se muda de Nova York para uma casa às margens do rio Mississipi em North Carthage. Nick perde o emprego como jornalista e quando Amy também fica desempregada ele decide que eles devem voltar para sua cidade natal, para cuidar da mãe com câncer e o pai que sofre do mal de Alzheimer. Apesar de não gostar nada da ideia, Amy decide seguir o marido em sua decisão. E se submete a uma vida numa cidadezinha pitoresca dos anos 50, que inchara até se tornar um subúrbio de porte médio, o que apelidaram de “progresso”.
Nick abre um bar junto com sua irmã gêmea Go e dá aulas de jornalismo na faculdade, enquanto Amy não mostra interesse em nada nessa nova vida. Até que no dia do quinto aniversário de casamento deles, Amy desaparece misteriosamente. Há sinais de luta na casa, sangue de Amy foi encontrado, e tudo indica que houve um crime. A polícia começa a investigar e Nick com seu jeitão despreocupado, acaba se atrapalhando em mentiras e contradições e começa a ser considerado culpado pelo desaparecimento da esposa.

“Fingir calma é estar calmo, de certa forma.”


O início do casamento dos dois foi perfeito, um típico conto de fadas moderno. Mudaram-se para uma casa no Brooklyn, presente dos pais de Amy, e viviam uma vida perfeita.
Os pais de Amy, escritores e dois gênios criativos, criaram uma série de livros com o nome da filha: “Amy Exemplar”. Os livros eram uma espécie de manual de como eles gostariam que Amy fosse na verdade, e fizeram um grande sucesso nos anos 80 e 90. Mas não atraía mais nenhuma atenção nos últimos tempos, o que levou os dois a falência.  Amy até se esforçava para se enquadrar no estereótipo criado pelos pais. Queria ser perfeita em tudo, surpreender os homens e deixar as mulheres com inveja. Suas obcessões giravam sempre em torno da competição. Extremamente inteligente, cérebro brilhante e explosivo, tinha uma curiosidade voraz. O pior desfecho possível para uma mulher competitiva como Amy, era viver numa cidade de derrotados insatisfeitos.
Nick é mais relaxado, preocupado apenas em viver sua vidinha interiorana, e cuidar do seu bar junto com sua irmã Go. Eles são extremamente próximos, coisa que não agrada muito Amy. Nick cresceu sob o exemplo do pai, um homem difícil que sempre desprezou as mulheres, e teme muito que acabe se transformando num fracassado como ele.
Durante o desaparecimento de Amy, Nick se comporta de forma muito estranha, mente para a polícia, bebe compulsivamente e acaba se comprometendo em vários momentos. Só a irmã fica do seu lado. Até os pais de Amy, que a princípio o apoiam, acabam se virando contra ele devido as circunstâncias. A mídia também arma um verdadeiro circo em torno da história.

“Meu cérebro arrotava pensamentos inadequados desse tipo em momentos inoportunos. Gases mentais que eu não conseguia controlar.”

Mas nada, nada mesmo é o que parece no livro de Gillian Flynn.

Esse é o tipo de livro que não se pode “caprichar” na resenha, sem soltar algum spoiller. O livro é sensacional, a trama é muito bem escrita, bem amarrada, e durante a leitura a gente se pega imaginando mil possibilidades sobre o desfecho, e no final.... nada do que se imaginava.
Os personagens são muito reais, e como qualquer pessoa real, o bem e o mal travam uma batalha interna em cada um deles. Ao mesmo tempo que a gente se vê defendendo um, o livro dá uma reviravolta e a gente se pega defendendo o outro. Uma leitura interessantíssima!
O livro intercala a narração entre os dois personagens, e a autora brinca com o leitor, que é enganado pelos personagens constantemente.  Um verdadeiro jogo de manipulação, que tenta nos convencer quem é o vilão e quem é o mocinho.
Uma leitura que prende nossa atenção, impossível parar de ler. Garota Exemplar, nos mostra o lado mais humano (e desumano) das pessoas, e nos faz pensar se realmente conhecemos aqueles que estão ao nosso lado.
O livro, que foi lançado nos EUA em junho de 2012 e no Brasil em março de 2013, vendeu em 37 semanas 3 milhões de exemplares, desbancando o mega sucesso Cinquenta Tons de Cinza do primeiro lugar dos mais vendidos no site da Amazon. O feito rendeu à sua autora um contrato para adaptar a história para o cinema. E dará, sem sombra de dúvidas, um excelente filme.
Uma palavra para Garota Exemplar: GENIAL!

Michelle

1 comentários:

Andreza disse...

Ana e Mi, eu tô louca pra ler esse, bjs, vejo vcs no face.

Postar um comentário